sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Carta anuncia a chegada de Tambelina!


Cléo não agüenta mais ser mal tratada por João da Luz e decidiu saber qual o motivo de tanta rispidez. Depois de um tempo João soltou o verbo e disse num tom bem irônico, que eles eram de planetas diferentes, um de Marte outro de Júpiter e que não tinha a menor chance deles se entenderem. Cléo não entendeu nada, apenas que era acusada de pensar tudo aquilo. Quando a conversa esquentava ainda mais foram interrompidos por Pedrinho, Emília e Narizinho que avisavam que a Mortadela já tinha se mandado e que ela poderia voltar pro Sítio. Falando na cascavel... Ela está preocupadíssima com o estado de saúde do velho Saraiva, afinal de contas ele não pode morrer antes de revelar o esconderijo da jóia. O médico informou que o caso dele é bastante grave e não se sabe ao certo quais as chances reais de recuperação. O Saci foi até o riacho falar com a Iara e ficou sabendo que o Pesadelo está aprontando uma atrás da outra. A Mãe D’água mostrou o espelho quebrado e o Saci garantiu que ela terá pela frente 7 anos de azar. De fato ela teve uma tremenda falta de sorte porque a Cuca observava tudo da caverna e tratou de fazer um feitiço para poluir a toca da sereia e deixá-la furiosa ao extremo. Sobrou mesmo foi para o estrupício. A Iara tirou seu novo ajudante do castigo e mandou ele despoluir o ambiente. Quando ela acabou o serviço a Cuca lançou outro feitiço...
Pobre Pesadelo! Enquanto as crianças planejavam se esconder no pomar para arranjar uma desculpa pra avó, Patty Pop os avistou e, por mais que todos fizessem sinal de silêncio, soou alarme: Dona Benta,vem ver quem chegou! Cléo teve que explicar tudinho, tim-tim por tim-tim deixando Dona Benta mais alarmada que antes. ‘Por que ela faria uma coisa dessas?’ Emília recebeu uma carta do Pequeno Polegar e contou a novidade para Pedrinho, Narizinho, Visconde, Patty Pop e Cléo: a Tambelina está viajando para o Sítio nas asas de um rouxinol! Na manhã seguinte Emília estava agitadíssima aguardando a chegada da Tambelina. Cléo estava encantada, pois, pela primeira vez, ela conheceria uma fadinha de verdade.
Coisas que só acontecem no Sítio do Picapau Amarelo! Infelizmente a alegria dá lugar a tristeza e preocupação quando Dona Benta, munida do jornal do dia, conta para Cléo sobre o acidente do Tio Saraiva.

Saraiva é internado


As crianças não se apertaram e contaram que a Cléo fugiu deles também. Preocupada, Dona Benta achou melhor chamar a polícia e Marcela quase teve um troço! Disse que a Cléo era uma menina famosa e que não seria bom que os jornais noticiassem seu desaparecimento. Entrou no carro e voltou para a cidade com medo que a megerinha encontrasse a múmia decrépita e acabasse com seus planos. Enquanto isso na casa da árvore rola o maior clima entre Cléo e João da Luz, mas ele se lembra da conversa dela com Pedrinho e volta a ser frio e defensivo com ela. Ele arruma o colchão para a Cléo dormir e procura se ajeitar ao pé da árvore. A menina custa a pegar no sono, também com tanta agitação... João que não pregou o olho, incomodado com a presença da ‘patricinha’. Voltou decidido para a casa a fim de esclarecer a história dela com o playboyzinho, mas quando chegou lá cima viu a Cléo dormindo feito um anjo e não teve coragem de acordá-la. No dia seguinte preparou um café da manhã pra ela com as coisas que conseguiu na venda do Elias e se mandou de lá deixando a Cléo sozinha. Na cidade, Dr. Saraiva consegue chegar perto da janela para tentar pedir ajuda. A Marcela chega de repente dando o maior susto no advogado. Ele se desequilibra e cai pela janela!]
Marcela o leva para o hospital irritada com o que aconteceu, mas não quer que ele morra antes de saber qual o esconderijo da jóia. Mas, pelo que o médico disse, as notícias não são muito boas. Cléo estava se lamentando com Rapadura sobre o jeito que João a tam tratado quando um grito fez com que o menino fosse rapidamente ao encontro dela para ver se estava tudo bem. O grito não era dela e sim da Iara que descobriu o espelho que Pesadelo quebrou e ficou furiosa. Pesadelo negou até o fim que tivesse culpa no cartório, mas a Iara não acreditou e prendeu o estrupício em uma concha para ele aprender a ter cuidado com as coisas. Cléo está cansada deste jeito arredio de João da Luz e quer saber de uma vez por todas o que aconteceu para ela ser tratada desta maneira. Encostou João na parede e perguntou ‘Afinal, o que foi que eu te fiz, João da Luz?’

O resgate da radialista!


Marcela está feliz da vida por levar a Cléo embora do Sítio. Ela planeja trocar a megerinha pela informação do esconderijo da jóia. Só que o Saci, que estava fazendo traquinagem pelo Sítio, viu a hora em que ela saiu com a menina Cléo. Emília também percebeu que a Mortadela tinha raptado a Cléo porque escutou um barulho estranho e percebeu que nem uma, nem outra estavam no quarto. Imediatamente a bonequinha de pano alertou Narizinho e Pedrinho do acontecido. Os três saíram para ver se descobriam algo e vêem o carro de Marcela indo embora. O Saci avisou que a moça da cidade estava levando a Cléo embora. Já que à pé eles não conseguiriam alcançar o carro nunquinha, pegaram uma carona no redemoinho do Saci. Dona Benta acordou por causa da barulheira. E também Tia Nastácia que logo verificou que as crianças não estavam em suas camas, apenas a Patty Pop. Dona Benta acordou a bonequinha, mas ela não sabia onde Narizinho e os outros tinham ido.
Com tanta preocupação Dona Benta voltou a sentir umas palpitações no coração. O Saci fez aparecer um redemoinho bem na frente do carro da Marcela. Assustada, ela freou e foi ver o que era. Quando descobriu que se tratava de um redemoinho já era tarde demais, foi atropelada por ele e ficou comendo poeira! Enquanto isso a criançada resgatou a Cléo que estava acordando aos poucos. Como voltar para o Sítio era muito perigoso, Pedrinho decidiu que o melhor lugar para esconder a Cléo era na casa da árvore, junto com o João da Luz. Pegaram mais uma carona com o Saci e acordaram João para pedir abrigo pra Cléo. Emília lembrou que foi o ‘foguinho’ que roubou os doces no arraial e ele ficou furioso porque agora todo mundo sabe onde ele se esconde. Cléo e João ficaram constrangidos com a situação.
Quanto mais esses dois tentam ficar separados, mais o destino os coloca pertinho um do outro! Marcela voltou para o Sítio fingindo preocupação com a Cléo. Pedrinho, Narizinho e Emília também chegaram prometendo explicar tudo pra Dona Benta, mas quem está de orelha em pé esperando notícias da enteada é a chata da Macela. Ô mulherzinha insuportável!

Marcela seqüestra a enteada!


Cléo esperava o Tio Saraiva, mas quem apareceu para o almoço foi a Marcela. Visitinha indesejada! Todos ficaram surpresos quando ela desceu do carro, mas ela disse que o Dr. Saraiva teve que viajar às pressas e por isso pediu que fizesse a gentileza de representá-la. A galerinha do Sítio ficou super desconfiada, e não é pra menos! O advogado está todo amarrado e, ainda assim, conseguiu alcançar o telefone e discar para o Sítio para alertar a Cléo. Tia Nastácia atendeu ao telefone, mas Dr. Saraiva não conseguiu se comunicar por causa da mordaça e ela pensou que fosse trote. Emília e Patty Pop estão de ovo virado.
A marquesa está revoltada porque, com a presença da Mortadela no Sítio, Tia Nastácia não vai terminar seu cabelo novo. E a Patty Pop está impaciente, ansiosa pra colocar novamente uma de suas perucas! Marcela chamou Cléo pra conversar e contou que o Dr. Saraiva ia mesmo tratar da herança que seu falecido marido deixou para a filha, e mentiu dizendo que não era grande coisa. Cléo ficou curiosa e Marcela, sempre se fazendo de boazinha, disse que para ela não ter que deixar o Sítio poderia cuidar de tudo junto com o advogado. Cléo ficou desconfiada, mas já que o advogado era o Tio Saraiva, ela concordou. Marcela estava morrendo de fome e comeu tudo o que podia na hora do almoço, depois deitou na rede e dormiu feito uma pedra. Por fala em fome e comida, João da Luz foi até o arraial disfarçado de caipira se oferecer para limpar a venda do Elias. Em troca ganharia mantimentos para a sua família, que é grande e também vota. Enquanto fazia a faxina, escutou Angico e Zequinha conversando sobre a Cléo e a nova música que fizeram pra ela. Terminou o serviço e deu um esbarrão no Angico que ficou todo lambuzado de doce! Serviço é o que não falta no fundo do riacho para o novo empregado da Iara, Pesadelo!
Ele achou que estava meio fedorento e teve a brilhante idéia de passar um pouco dos perfumes da Mãe D’água e ainda quebrou um espelhinho de mão... Deixa só ela descobrir! A noite chegou no Sítio e Marcela, fingindo ternura, vai dormir no quarto com as meninas. Assim que a Cléo dorme, e também Narizinho e as bonequinhas, ela vai até o colchão onde dorme a enteada e dá um ‘perfuminho’ pra ela cheirar. A coitadinha apagou na hora! A Marcela colocou a menina no carro para levá-la ao encontro do Dr. Saraiva. Essa mulher é insuportável, mesmo!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Marcela volta ao sítio


Marcela descobriu que o Dr. Saraiva tinha marcado um almoço no Sítio do picapau amarelo e ficou toda feliz. Pedrinho foi todo animado contar para a Cléo a aventura que ele e o João da Luz viveram para recuperar a carapuça do Saci. Só que ela nem quis saber de ouvir o nome dele e deixou o neto da Dona Benta intrigado. Falando na assombração, o Saci levou um monte de frutas para o João na casa da árvore e percebeu que ele estava triste. Tanto fez que o bicho-do-mato confessou que estava assim por causa da Cléo. No Sítio está uma confusão daquelas! Todo mundo procurando as perucas da Patty Pop. Emília ficou na maior saia justa porque o Zé Carijó foi pegar água no poço para a Tia Nastácia e quando puxou o balde ele estava cheio de perucas da Patty. A marquesa voltou pro castigo e não deu dois segundos e elas já estavam se estranhando e brigando outra vez. Emília rasgou a última peruca da Pata Choca que ficou metade careca, é mole? Elias está mandando brasa na sua campanha e promete até merenda de graça para as crianças. Dona Joaninha, que foi atrás da Cecéu, escutou todo o discurso e contou pro coronel que planeja dar uma lição no seu concorrente. Pesadelo vaga pela mata sem pouso certo e na hora que resolve descansar, senta num formigueiro.
Para se livrar delas mergulha seu traseiro no riacho da Iara que não gosta nadinha o que vê. Na conversa Pesadelo convence a aceitá-lo como seu ajudante e a Mãe D’água resolve fazer um teste. Enquanto isso, no País das Fábulas, Tambelina e o Pequeno Polegar se escondem da Dona Carochinha. Polegar decide mandar sua amada para o Sítio do Picapau Amarelo enquanto ele enfrenta o mau humor da Dona Carochinha.
O Rouxinol se prepara para levá-la ao Sítio e os dois se despedem apaixonadamente! No Sítio, Cléo fica felicíssima ao ver um carro se aproximando. Mas a alegria durou só o tempo da porta abrir e revelar Marcela. A madrasta ainda se fez de boazinha, tremenda cara-de-pau!

Marcela sequestra Dr. Saraiva


Marcela é capaz de tudo pra ficar com a herança da Cléo, mas ela já está passando dos limites! Ela chegou ao ponto de dar uma cassetada no advogado e seqüestrá-lo. Coitado do Dr. Saraiva... Confiava tanto em sua secretária e foi justamente ela quem ajudou a Marcela neste plano sórdido. ‘É melhor a gente não se ver mais’, a Cléo não pára de pensar nesta frase do João da Luz e só anda cabisbaixa, pelos cantos. Emília, Narizinho e Patty Pop já perceberam que alguma coisa está errada com a amiga da cidade. Quando interrogada sobre o motivo da tristeza, Cléo disse que não era nada e tratou de ir pra cozinha ajudar Tia Nastácia a preparar o almoço pro Dr. Saraiva. Pedrinho e João da Luz foram até a caverna da Cuca ajudar o Saci a recuperar sua carapuça.
Depois que o Pererê atraiu a jacaroa pra fora da toca, os dois pegaram a caixa e recuperaram a carapuça, mas pra isso tiveram que enfrentar perigosos escorpiões! Tudo ia muito bem até encontrarem com a dita cuja na entrada da caverna. Ela ficou uma fera ao ver os remelentos por ali. Na confusão Pesadelo pega a carapuça, mas no fim das contas o Saci consegue pegar das mãos dele e os três se mandam dali no redemoinho. Emília é mesmo uma boneca danada! Não que a marquesa pegou as perucas da Pata Choca e jogou, uma a uma, dentro do poço. Narizinho logo desconfiou que isso era coisa dela, mas a espevitada da Emília garantiu que não sabia de nada. Ao ver a tristeza em que ficou Patty Pop sem suas perucas, Narizinho prometeu procurar por elas no dia seguinte, assim que acordassem. Enquanto isso na capital, o Dr. Saraiva está amarrado em uma cama e muito impressionado com a sordidez da Marcela.
Ele disse que vai denunciá-la e ela não está nem aí, quer saber onde foi parar a jóia da megerinha. Claro que o Dr. Saraiva não dá uma só palavra sobre o assunto, mas a Marcela descobriu que ele estava indo para o Sítio no dia seguinte.

Cleo sofre por João Da luz


Cléo é só lágrimas depois do que João lhe disse. Ela ficou tão triste que se trancou no quarto e disse pra todo mundo que estava com dor de cabeça. Tia Nastácia fez até um chazinho pra ver se a menina melhorava. Valeu a intenção, mas o que alegrou mesmo a pequena radialista foi o telefonema do tio Saraiva. Ele disse que estava com saudades e que precisava conversar sobre a herança que o pai dela deixou. Ela estava radiante em saber que no dia seguinte o tio Saraiva chegaria ao Sítio.
O Saci deixou a lebre escapar com pena da bichinha e resolveu pedir ajuda ao João da Luz para recuperar sua carapuça e deixar de ser escravo da jacaroa de uma vez por todas! Enquanto isso, no arraial, o coronel prometeu guerra ao Elias por causa dessa história dele fazer campanha de verdade. E a Cecéu está fazendo de tudo pra arranjar um namorado. Inventou que tinha ladrão na pensão pra perguntar ao delegado se ele não ia pedir a mão dela pra Dona Joaninha. O Dr. Madeira também apareceu por ali e na confusão não deu tempo dele responder. João da Luz voltou ao Sítio.
A Cléo ficou toda esperançosa, mas ele queria era falar com o Pedrinho e pedir ajuda para pegar de volta a carapuça do Saci. Falando em ‘pegar de volta’, a Marcela não desistiu de se apropriar da jóia da Cléo e armou um plano para impedir que o Dr. Saraiva se encontre com a megerinha. O pior é que ela está contando com a ajuda da Gláucia, secretária dele. Quando o Dr. Saraiva sai do elevador ela dá uma cassetada na cabeça dele que cai desmaiado. E agora? Será que a Marcela vai ganhar esta parada?

Elias quer ser prefeito


Marcela enfim conseguiu colocar as mãos na jóia da Cléo e fugiu em disparada. O carro da segurança ainda foi atrás dela, mas não conseguiu alcançá-la. Insuportável como ela só, ficou feliz da vida e marcou em seu placar ‘Ponto para as meninas!’. No arraial, Angico curte o sucesso que está fazendo às custas do irmão. Todo mundo se amarrou na música que a Cléo tocou, até a Tia Nastácia. Quando ele disse que tinha feito a canção com sentimento, a Patty Pop sacou logo que o neto do coronel estava gamadão pela Cléo.
O coronel Teodorico conhece bem os netos que tem e achou muito esquisita esta história do Angico estar tocando violão e cantando assim, de uma hora pra outra. Depois que Tia Nastácia e Dona Benta foram pra cozinha, a garotada do Sítio danou a fazer perguntas pra Cléo sobre essa história dela e do Angico. Ela garantiu que eles não têm nada e que ela nunca namorou ninguém. Quem está super grilado com esse rolo é o João da Luz... Desde que ouviu a música que o playboyzinho fez pra Cléo e que ela tocou na Rádio Picapau pra todo mundo ouvir. Isso arrasa qualquer coração apaixonado, né? A campanha do Elias para prefeito está a todo vapor! Faz discurso em praça pública, promete artigos da venda, caso seja eleito, ataca o adversário dizendo que só ele cumpre o que promete. O coronel Teodorico observa tudo e lembrá-lo que a candidatura dele é só de fachada, em vão.
Elias tomou gosto pela política e agora quer ganhar as eleições. Por essa o coronel não esperava! João da Luz criou coragem e foi ao Sítio dizer para a Cléo que ele está gostando dela, mas quando chegou lá escutou ela falar pro Pedrinho que não tem a menor chance deles ficarem juntos. João não sabia que eles estavam falando de Angico e ficou com o olho cheio de lágrima. Ele que tinha ido até lá para se declarar acabou pedindo para ela nunca mais procurar ele. Claro que ela não entendeu nada, né? Marcela está quase se rasgando toda de tanta raiva. Ela levou a jóia para ser avaliada e descobriu que não passava de uma bela imitação que valia, no máximo, cem reais. Enquanto isso o Dr. Saraiva, de posse da verdadeira jóia, decide ir atrás da Cléo no Sítio do Picapau Amarelo.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Briga de bonecas!


A exposição está a todo vapor e Marcela mais do que decidida a ir conferir tudo de pertinho. Pelo visto o plano do Dr. Saraiva está dando certo. Por falar em Dr. Saraiva, Dona Benta está lendo o jornal que traz a notícia da exposição da jóia e uma foto dele. Cléo reconhece a fotografia do ‘Tio Saraiva’ e olha, admirada, para a jóia que ele está expondo! Patty Pop está de olho no vestido novo da Emília, mas é avisada pela Narizinho, que sai logo em seguida, para não mexer nele. Cléo mostra para os netos de Dona Benta a música que o Angico fez e eles adoram. Ela decide então tocar na próxima transmissão da Rádio Picapau! De repente, eles escutam a maior confusão do lado de fora. É a Emília brigando feio com a Patty Pop porque ela está desfilando por aí com o vestido que a Dona Aranha fez. Foi difícil separar as duas. Dona Benta deu uma bronca na Patty Pop porque ninguém pode pegar nada do outro sem pedir antes. E também puxou a orelha da Emília por ser tão intolerante. Narizinho resolve dar um basta na briga e coloca as duas de castigo. Depois de um tempo trancadas, sozinhas, sem nada para fazer, até que as bonequinhas se entenderam. Foi um tal de trocar apetrecho fashion com bugigangas da canastrinha que só vendo!
A Cuca está uma fera e, depois de espancar o Pesadelo até o coitado desmaiar, roubou a carapuça do Saci e o levou para ser seu ajudante lá na caverna. Enquanto isso no arraial, Elias está levando a ferro e fogo esse negócio de campanha eleitoral. O coronel Teodorico que se cuide! Pedrinho leva comida para João da Luz e avisa que a Cléo vai colocar a rádio no ar lá no arraial. João da Luz se anima e vai conferir. Mas sai de lá decepcionado ao saber que a música que a Cléo tocou era a que Angico havia feito pra ela. Marcela espera todo mundo sair da galeria de arte para pegar a tão desejada jóia. O alarme tocou e ela saiu correndo, por pouco não consegue escapar. Dr. Saraiva acompanhava tudo de longe, satisfeito por ela ter mordido a isca direitinho!

Dr. Saraiva arma para marcela


Cléo ficou encantada com o carinho e o cuidado que João tem com a cachorrinha. Tanto que ajudou a devolver a bichinha para o dono lá no arraial. Enquanto ela consolava João que estava sentido em ter que devolver sua nova amiga, Angico apareceu perguntando se ela tinha esquecido do encontro deles. Cléo fingiu que não conhecia João, se despediu e foi para a rádio. No Sítio estava rolando um tremando desfile de moda. Narizinho vestia todos os modelitos novos que a Tia Nastácia fez e desfilava para a apreciação de Dona Benta e mais tarde, também do Visconde. A maioria desagradou o público que julgou o figurino impróprio para as atividades no Sítio, como subir em árvores e correr pelo capoeirão. Mas a grande surpresa veio da marquesa de Rabicó. Ela, que não gosta de ficar pra trás em nada, desfilou exibindo seus novos vestidos, todos confeccionados pela Dona Aranha.
Foi a vez da Patty Pop morrer de inveja. Emília estava deslumbrante! Enquanto isso, na rádio, Cléo ouve a fita que Angico levou dizendo que a música foi composta por ele e pra ela. A radialista ficou super emocionada com a sensibilidade dele, disse que o achava um bobão e pediu que ele tocasse a música ao vivo pra ela. Encostado na parede, Angico disse que é tímido e que poderia fazer outras canções pra ela. Nossa, a Cléo adorou o romantismo dele. Marcela consegue enfim chegar em casa que, aliás, está uma bagunça. Depois de tomar um banho, falar mal e esbravejar contra o Dr. Saraiva repara no jornal que está no chão. Ela fica surpresa com a notícia que lê: ‘Jóia rara chega à cidade e ficará exposta!’. Marcela fica visivelmente abalada e dá a entender que vai morder a isca deixada pelo Dr. Saraiva. Será?

Emília pega a tão sonhada encomenda


Cléo ficou em estado de choque com a pergunta de João, mas negou até o fim que o havia beijado. Ele ficou um pouco decepcionado e sem acreditar de fato que o beijo fosse invenção da cabeça dele. Ele foi embora e ela foi deitar, mas só pensava no que João disse e ficou cheia de dúvidas: ‘Será que estou mesmo gostando deste cara?’. A noite passou e o dia chegou. Emília saiu toda animada com o Visconde e foi buscar a encomenda que fez a Dona Aranha. Cléo pediu autorização pra Dona Benta e se mandou pro arraial. Queria ver logo a tal surpresa que o Angico preparou pra ela. Já o João, esse acordou assustado com um barulho vindo de fora. Preocupado, ficou na defensiva e foi ver o que era. Para a surpresa dele era uma linda cachorrinha necessitada de cuidados por conta de uma enorme farpa na patinha. João ficou encantado e tratou de cuidar da nova amiga com todo carinho.
Fez um curativo pra veterinário nenhum botar defeito! Só que Pedrinho, que foi levar comida pro amigo, percebeu uma identificação na coleira da cadelinha e agora João vai ter que devolvê-la para o dono. Quem está sofrendo horrores é a Marcela que, sem a jóia e sem dinheiro para voltar para o Brasil de avião, teve que arrumar um emprego de copeira num navio. Quem te viu, quem te vê! João da Luz e a cachorrinha estavam indo pro arraial quando a Cléo passou por eles a toda, sem percebê-los ali.
A cadelinha na mesma hora saltou do colo do João e foi ao encontro da bicicleta. Cléo, para não atropelar a bichinha, freou bruscamente. João apareceu e chamou pela cadelinha que voltou correndo para os seus braços. Cléo e João ficaram ali, sem acreditar que se encontravam mais uma vez. Parece que o destino teima em unir esses dois!

Você me beijou, não foi Cléo


João da Luz está em êxtase por causa da novidade que o Saci contou. O feitiço da Iara só pode ser quebrado por um beijo de amor. Ele tentou disfarçar e disse que a Cléo nunca foi com a cara dele e que isso só pode ser armação daquela sereia. O Saci convidou o Pedrinho e o João para pegar jaca, mas só Pedrinho quis ir. João disse que estava sem fome e ficou por lá mesmo, sonhando com a Cléo. Pena que o Saci nem aproveitou direito sua jaca porque o Pesadelo apareceu bem na hora em que ele ia começar a saborear a fruta. O estrupício pensou que era presente do seu ‘amigão’ e devorou a jaca em dois tempos! Dona Benta está preocupadíssima com a maquiagem super fashion que a Patty Pop fez na Narizinho logo pela manhã. Ela pediu licença para boneca teve uma longa conversa com a neta explicando que tudo tem sua hora e que a hora dela se maquiar como uma mocinha chegará mais rápido do que ela imagina. Agora é hora de aproveitar a infância que também passa rápido e não volta mais. A Emília ficou toda satisfeita com o trato que fez com a Dona Aranha e voltou para o Sítio felicíssima.
Como bem disse Dona Benta, o tempo passa rápido e já é noite. João da Luz foi até o Sítio tirar essa história de beijo a limpo com a Cléo. Zé Carijó viu umas sombras e achou que era assombração. Medroso como ele só saiu correndo e foi se esconder lá na casa do Tio Barnabé! João esperou o apagar das luzes e começou a assoviar chamando pela Cléo. Ela ficou surpresa e depois de despistar a Emília e o próprio Tio Barnabé que saiu para verificar a tal assombração, ficou frente a frente com João da Luz. E ele foi direto ao assunto: ‘Foi você que quebrou o feitiço da Iara quando ela me transformou em pedra não foi? Com um beijo... Você me beijou lá no fundo do rio, não beijou Cléo?

Patty Pop faz a cabeça da Narizinho!


Cléo ficou na maior saia justa porque pronunciou o nome do João da Luz em voz alta enquanto pensava nele. Agora Emília, Narizinho, Tia Nastácia e Patty Pop querem saber quem é esse tal de João da Luz. Ela inventou uma mentirinha e disse que era um amigo invisível que ela criou quando era bem pequenininha. E mudou de assunto. Enquanto isso o Saci tentava consolar Pesadelo, arrasado por ter certeza que a Cuca não quer mais saber dele. E quando o estrupício anunciou que ia voltar para a árvore e morar lá, o Saci, apavorado com a possibilidade dele descobrir o João da Luz, fez-se de amigo e convidou-o para morar com ele no bambual. O coitado do Pesadelo não se agüentava de tanta alegria! A Cuca está passando o maior aperto com uma coceira nas costas que ela mesma não consegue alcançar. Resolveu esfregar seu dorso de jacaroa na parede da caverna e quase pôs a caverna a baixo. Que situação! Narizinho, orgulhosa no novo vestido, desfila para Dona Benta que disse ter achado bonito, mas impróprio para brincar no Sítio. Emília que estava se roendo de ciúmes traduziu a opinião do Visconde dizendo ‘O vestido é horrorosíssimo! Tenebrosíssimo! Horripilante!’.
Patty Pop puxou Narizinho da sala e disse que ninguém ali entende do mundo fashion. A boneca de pano disse para Dona Benta e Tia Nastácia que também quer umas roupas novas para ela ficar mais bonita que a Pata Choca. Tia Nastácia concordou em fazer assim que terminar as roupas da Narizinho, com os retalhos que sobrarem. Emília ficou tiririca. Retalhos! Ela tratou de ir com o Visconde até o riacho pedir para a Iara chamar a Dona Aranha. E trocou segredinhos com ela. No dia seguinte a Iara chamou o Saci para entender como é que a estátua do bonitinho tinha desaparecido se só o beijo de um amor verdadeiro é capaz de quebrar o feitiço dela? Claro que o Saci foi correndo contar para João da Luz esta fantástica descoberta. Agora o menino está nas nuvens

João está certo de que foi beijado!


Ainda sensibilizada em ver João da Luz em forma de pedra, Cléo, num impulso de seu coração, beija João que imediatamente volta a ser gente. Um retorno um tanto o quanto confuso para o menino ‘bicho do mato’ que ainda sente o encanto do beijo, mas que a Cléo nega ter acontecido. O Saci teve o maior trabalhão para distrair a Iara enquanto os dois saíam do riacho, mas felizmente tudo correu bem! Quer dizer... A mãe d’água ficou um pouco aborrecida ao ver que sua estátua de pedra tinha desaparecido. Enquanto isso lá no arraial, coronel Teodorico quer por que quer saber se a Dona Benta vai votar nele ou não, afinal agora ele tem um adversário político! A sábia comadre do coronel foi categórica: ‘Ainda é cedo para decidir. Antes preciso saber o que cada um pretende fazer pelo arraial’. De volta ao Sítio com as crianças, Dona Benta tratou de entregar as compras para a Tia Nastácia refazer os vestidos da Narizinho com a Patty Pop. E falando da menina do nariz arrebitado, Ela foi atrás da Emília que estava brincando de comer jabuticaba no pé e pediu para participar também. Claro que a boneca de pano ficou toda prosa com a decisão da amiga. Na casa da árvore rolou o maior clima entre a Cléo e o João da Luz. Isso porque o Saci garantiu que ouviu a Iara dizer que tinha transformado o menino em pedra e olha que pra desfazer o encanto da sereia, só mesmo outro encanto e ainda mais forte!
João da Luz sacou tudo. O Saci teve que deixar o pessoal para acudir o Pesadelo que não parava de se lamuriar porque a Cuca horrorosa o demitiu. Fez o Saci ir até a caverna da jacaroa interceder por ele, mas de nada adiantou. Patty Pop não pára de dar palpites na roupa de Narizinho e está pondo Tia Nastácia maluca com tanto detalhe na costura. Emília só fazia desdenhar dos modelitos e a Cléo... Ah! Essa estava no mundo da lua pensando em João da Luz. Só que ela pensou alto demais e acabou pronunciando o nome dele. Agora Emília, Narizinho, Patty Pop e Tia Nastácia querem saber quem é este tal de João da Luz. Tremenda saia justa, heim?

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

João da luz é transformado em pedra


A Cléo decidiu falar com o João da Luz, mas pelo visto isso vai demorar um pouquinho. A Iara cantou e hipnotizou o bonitinho para transformá-lo em pedra e enfeitar seu jardim de algas. E não é que ele caiu no canto da sereia?
No arraial, Elias tentou desistir da candidatura e foi repreendido pelo coronel Teodorico que garantiu que já mandou imprimir todo o material da campanha e que a foto dele em breve estará estampada em toda cidade. De repente a Patty Pop se meteu na conversa deles e causou espanto no coronel. Emília sempre emburrada disse lá seus desaforos para o coronel. Claro que ele simpatizou com a educada Patty e ainda fez pouco da Emília dizendo que a nova boneca da Narizinho era importada de Taiwan, muito melhor que ela. Dona Benta comprou o que tinha que comprar para dar um novo visual nas roupas da neta e tratou de voltar para o Sítio. Pedrinho e Cléo foram encontrar o João na beira do riacho e chegaram a tempo de ver o amigo entrando na água, encantado...
Nada puderam fazer. Então, pediram ajuda ao Saci e juntos conseguiram bolar um plano para salvá-lo da sereia. Cléo se preparou para entrar na água enquanto o Saci distraía a sereia com umas bugigangas de beleza. Chegando ao fundo do riacho encontrou João da Luz petrificado bem no meio do jardim de algas da Iara. Ela ficou tão sentida que revelou seus sentimentos para a estátua e em seguida beijou João em forma de pedra. Neste instante ele virou gente de novo e ficou surpreso com o beijo que recebeu! Opa, opa... Pode ser que agora eles se entendam, né?

Pesadelo é demitido e expulso da caverna


Marcela está tiririca porque a única preciosidade que ela encontrou dentro do cofre foi o seu estojinho de pó-de-arroz. Prevendo que a madrasta interesseira estava de olho na herança da enteada, Dr. Saraiva fez o certo. Antecipou-se a maldade dela e pegou a jóia para entregar nas mãos de Cléo. Enquanto isso, no Sítio, todos estão encantados com a desenvoltura da Patty Pop... Menos a Emília, lógico! Esta está emburrada pelos cantos, se mordendo de tanto ciúme. Ainda culpou o Visconde por tudo o que estava passando! Pedrinho teve uma conversa muito séria com o João da Luz sobre a Cléo e como as palavras que ele disse pra ela a ofenderam. João se sentiu culpado, mas garante que não sabia que a história deles se parecia.
João ainda pediu para Pedrinho avisar que está esperando por ela no riacho para se desculpar. Quem não quer saber de perdoar é a Cuca. Ela está soltando pum à beça por causa do chá de folhas que Pesadelo preparou. O Saci, que deu a receita para o estrupício, está se divertindo horrores! A jacaroa ficou tão possessa com tudo isso que demitiu Pesadelo do cargo de assistente de bruxa. A Iara viu o João da Luz esperando a Cléo na beira do seu riacho e está prestes a transformá-lo em uma linda estátua de pedra para enfeitar seu jardim de algas. Tomara que a Cléo chegue logo, antes que seja tarde demais!

Mais uma boneca falante no sítio


Emília ficou intrigada com a idéia de Narizinho – Dar a pílula falante do doutor Caramujo para a Pata Choca? – Não lhe parecia uma boa idéia. Enquanto isso na mata, a Cuca estava furiosa e faminta, tanto que resolveu comer as orelhas de burro do estrupício do Pesadelo. Bem feito para a jacaroa... Passou mal a noite toda de dor de barriga e não deixou ninguém dormir, João da Luz que o diga! Por falar em João da Luz, ele está envergonhadíssimo por ter chamado a Cléo de ‘patricinha’ e ter sido tão estúpido com ela. Tudo isso porque Pedrinho conversou seriamente com ele e explicou que a Cléo também não tem pai, nem mãe e apareceu no Sítio fugindo da madrasta que é má, feito o coisa ruim. Agora João quer arrumar um jeito de se desculpar com ela. Será que ele vai conseguir? Visconde, Cléo, Narizinho, Patty Pop e a emburrada da Emília foram até o riacho da Iara pedir pra ela chamar o doutor Caramujo.
Quando ele apareceu, Narizinho tratou de explicar que queria dar uma pílula falante para a Patty, igualzinho ele fez com a Emília. Prestativo, procurou em sua valise e encontrou uma única pílula. Foi suficiente! Patty Pop está falando mais que uma matraca. Narizinho e Cléo ficaram empolgadíssimas, já a Emília... Bem longe dali, na Suíça, Marcela vai ao banco retirar a herança da Cléo com a chave que roubou do escritório do doutor Saraiva. Foi toda cheia de si até o local indicado na chave, mas quando abriu o cofre... Surpresa! Dr. Saraiva passou por lá e deixou apenas seu estojinho de pó-de-arroz, bem feito para esta cara de coruja seca!

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Emília dá o braço a torcer e pede desculpas!


Emília concluiu que jogar o dispositivo falante da Patty Pop no lixo foi uma idéia batatal e ficou satisfeitíssima! Por falar em batata a do João da Luz está assando. Ele foi cheio de coragem salvar a Cléo das garras da Cuca e agora está prestes a virar comida de jacaroa. Se não fosse a Cléo retribuir o favor e ir buscar ajuda, com o Pedrinho e o Saci, esta hora ele já estaria na barriga da bruxa! O coronel fez o convite para o Elias ser seu concorrente nas eleições do arraial. Depois de pensar bastante, o dono da venda resolveu ficar fora desta enrascada. Isso porque, segundo ele, gastaria muito dinheiro na campanha pra nada. O coronel Teodorico quase teve um treco e para ter um adversário político até ofereceu financiar a campanha dele. Nossa, o que o coronel não faz pela política, heim? Narizinho e Visconde descobriram que a Emília havia jogado fora o dispositivo falante da Patty Pop.
Rabicó foi fuçar o lixo e acabou engolindo a tal peça. Começou a falar igualzinho a boneca da Narizinho. Foi preciso o Quindim dar uma chifrada no porquinho para ele desengolir o aparelhinho. A alegria da Narizinho durou só o tempo do Visconde anunciar que não dava mais para consertar o mecanismo de fala da Patty Pop.
Claro que ela ficou sem falar com a Emília um bom tempo, magoada. Foi preciso a Cléo aconselhar a marquesa a pedir desculpas para a amiga. Narizinho ficou felicíssima em ver que a Emília estava arrependida e perdoou sua estripulia. Mas, quem teve uma idéia batatal desta vez foi a própria Narizinho que falou para Emília ‘Já sei como fazer para a Patty Pop falar de novo. Vamos dar pra ela a pílula falante do Dr. Caramujo!

Cuidado que a cuca te pega


Emília parece que ganhou alma nova depois que arrebentou a cordinha da Patty Pop. Enquanto isso, Cléo pede a Tia Nastácia um vaso para colocar a flor que ganhou de João da Luz. Ganhou e adorou, diga-se de passagem. Dona Benta ficou impressionada com a beleza da flor e perguntou a Cléo onde ela havia pegado. Meio sem graça, ela disfarçou e disse que Pedrinho sabia onde era. Aliás, os dois deram um jeito de escapulir da cozinha e ir atrás do João da Luz. Na verdade, Cléo quis ir sozinha e mandou Pedrinho voltar para o Sítio. Narizinho ficou muito chateada quando viu que sua boneca não podia falar e logo sacou que a cordinha arrebentada só podia ser coisa da Emília. Claro que a marquesa de Rabicó negou, mas Narizinho estava certa do contrário. Determinada a consertar a Patty Pop, ela foi até o Visconde ver se isso era possível. O sabugo de milho mais sabido do universo garantiu que em algumas horas a boneca estaria falando de novo! Emília se rasgou de ciúme. O coronel Teodorico disse para o Elias da venda que ele vai concorrer a prefeitura do arraial com ele.
João da Luz ficou surpreso quando viu que Cléo tinha ido até sua casa na árvore agradecer a flor. Rolou um climinha entre eles que acabou com uma discussão. Ela saiu dali uma fera e acabou encontrando com a fera de verdade! A Cuca pegou a menina e levou para sua caverna feliz da vida porque ia matar sua fome de criança. João da Luz ouviu os gritos da radialista e foi atrás para salvá-la. Agora estão os dois lá na caverna da jacora, que perigo! No Sítio, Visconde desmontou a Patty Pop para consertá-la e mostrou para Narizinho a caixinha da fala, onde eles têm que colocar a cordinha. Emília que escutava tudo aproveitou que os dois foram buscar a chave de fenda para sumir com a tal peça. Ô bonequinha danada!

João da Luz vai ao Sítio falar com a Cléo


Marcela descobriu que esqueceu seu estojinho de pó no escritório do Dr. Saraiva e percebeu que pode estar na maior fria. O advogado, e amigo do pai da Cléo foi ao apartamento da sonsa da Marcela, mas o porteiro anunciou que ela havia viajado e pra Suíça! A Narizinho tanto fez que conseguiu ficar com a boneca Patty Pop. Emília estava desconsolada e até chorou achando que Narizinho ia esquecê-la no canto até ela embolorar de vez! A Cléo foi conversar com ela e conseguiu levantar um pouquinho o astral da marquesa.
João da Luz, que estava tentando se desculpar com a Cléo, resolveu arriscar e entrou no quarto de Pedrinho. Ele deu uma desculpa de que estava com fome e o amigo foi até a cozinha buscar uns quitutes da Tia Nastácia pra ele. Enquanto Pedrinho fazia a trouxinha do João da Luz, ele tentava falar com a Cléo. Pena que ela ficou tão preocupada com o risco que ele estava correndo ali no Sítio que nem deixou ele falar. Mandou-o embora antes que alguém chegasse. João da Luz se mandou, mas antes deixou em cima da cama da Cléo a flor que levou pra ela.
Tia Nastácia insistiu para as crianças irem lanchar. Narizinho foi correndo pra cozinha seguida da amiga radialista. Emília esperou ficar sozinha com a tal Patty Pop para se aproximar dela e experimentá-la. A marquesa de Rabicó puxou tanto a cordinha para escutar a voz da ‘Pata Choca’ que ela arrebentou e quando a Narizinho descobrir que foi a Emília que estragou a boneca... Xiiii, vai dar uma confusão danada!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Narizinho ganha uma boneca, a Patty Pop


Marcela está animadíssima porque conseguiu a chave do banco suíço onde está a herança de Cléo. Ela ficou tão empolgada com a descoberta que nem reparou no seu estojinho de pó caído perto do cofre e saiu do escritório do Dr. Saraiva crente que não deixava nenhuma pista do crime. O coronel Teodorico chegou no Sítio carregado de presentes e contou com a ajuda de Zequinha e Zé Carijó para levar os embrulhos para dentro da casa. Angico que também estava com o avô foi correndo ao encontro da Cléo. Tentou puxar uma conversa sobre música e depois subiu na árvore para pegar uma carambola. Tomou um baita tombo! Quem achou a maior graça foi João da Luz que estava por perto porque queria entregar pra Cléo uma flor e pedir desculpas por sua grosseria. As crianças estavam maravilhadas com os presentes do coronel Teodorico. Emília se zangou porque ganhou um boné com a estampa do candidato, mas Pedrinho ficou muito feliz com o carrinho de controle remoto e a Narizinho, então...
Ela ganhou uma linda boneca chamada Patty Pop! A marquesa de Rabicó era só ciúmes. Dona Benta falou para o compadre que não aceitaria os presentes porque ele tinha segundas intenções e que ele podia levar tudo embora, inclusive a televisão. Emília, radiante porque a ‘Pata Choca’ ia embora, foi a primeira a devolver o presente que recebeu. Pedrinho devolveu o carrinho muito a contra-gosto, mas Narizinho pediu a Dona Benta para ficar com a boneca, afinal ela tinha gostado tanto dela! Enquanto isso, na cidade, Dr. Saraiva descobriu que Marcela roubou a chave do cofre onde está a jóia da Cléo, mas o que ele não sabe é que ela já está prestes a embarcar pra lá!

Cuca entra no quarto de Pedrinho


Cléo perguntou para João da Luz porque ele se esconde tanto, de quem ele foge. Totalmente na defensiva, desconversou e não respondeu. Os dois acabaram discutindo e o João aproveitou para escapar assim que ouviu Emília e Narizinho chamando por Cléo. A bonequinha de pano ficou desconfiada, aliás, desconfiadíssima com a desculpa dada pela amiga. Coronel Teodorico combinou de ir visitar a comadre no dia seguinte para conversar sobre os métodos utilizados na campanha. Angico e Zequinha também se ofereceram pra ir, só por causa da Cléo! Falando nisso, o Zequinha está cabreirão porque o irmão pediu ajuda para conquistar a radialista. A Emília está gostando tanto desta história de rádio que perguntou pra Cléo se ela pode ter um programa também, pra falar das coisas que ela tem na cabeça: as pessoas, o mundo... A Cléo adorou a idéia! Dona Benta também teve uma ótima idéia e disse a Cléo que fará a matrícula dela na escola do arraial o mais rápido possível, já que ela ficará no Sítio por uns tempos. A noite cai e seu silêncio carrega os pensamentos de João da Luz e Cléo.
Um não sai da cabeça do outro! Dona Benta coloca as crianças para dormir. Na calada da noite a Cuca aparece no quarto de Pedrinho para capturá-lo. Assustado ele gritou e foi rapidamente acudido por todos da casa. A Cuca, furiosa, fugiu sem que Dona Benta pudesse vê-la. Enquanto isso, longe dali, Marcela invadiu o escritório do Dr. Saraiva para roubar a tal jóia que pertence a Cléo. Ela descobriu sem querer o cofre escondido atrás da pintura do advogado. Fez algumas tentativas e conseguiu abri-lo. Dentro do cofre uma chave de um banco suíço onde, provavelmente, está guardada a herança da Cléo. A maléfica Marcela ficou radiante com sua conquista. Peste!

Cléo encosta João da Luz na parede!


Cléo disse que Pedrinho não tinha contado nada sobre ele e que ela só descobriu a casa porque a escada estava pendurada. João da Luz acreditou nela, mas foi meio grosso e tratou de dispensá-la rapidamente. Pedrinho avisou ao amigo que ele tinha passado dos limites, mas prometeu convencer a Cléo de não contar nada a ninguém sobre a casa da árvore. A Cuca está cortando um dobrado com o Pesadelo. A marretada para fazê-lo voltar ao normal só serviu para transformá-lo num monte de pedras. Agora ela está tentando juntar os caquinhos e recuperar o estrupício, mas a bruxa não tem talento nenhum e acabou montando o coitado todo errado. Emília e Narizinho pegaram Pedrinho e Cléo no maior papo. Os dois falavam sobre João da Luz e tiveram que inventar uma desculpa bem esfarrapada pras meninas. Dona Benta passou o maior sabão neles, mas tudo terminou em festa quando a Emília contou que a luz já tinha voltado lá no arraial. A garotada se apressou e colocou a rádio pra funcionar, foi um sucesso danado!
O Coronel Teodorico está tentando tirar proveito da situação dizendo que a idéia que ele teve de recuperar a rádio foi excelente. Dona Benta já informou o compadre que se ele não parar de fazer sua campanha dando presentinhos e prometendo o que não pode cumprir, não terá o voto dela. Angico convidou Cléo pra bater um papo e o João da Luz viu os dois juntos de novo! A Cléo percebeu a presença do João e foi correndo falar com ele. Ela quer saber de quem afinal de contas ele está se escondendo!

Todos junto na casa da árvore


A chata da Marcela ficou furiosa quando o Dr. Saraiva foi decisivo e disse que a herança da Cléo ele só entrega a ela no dia em que fizer 15 anos. Foi isso que ele prometeu ao pai dela e ninguém o fará descumprir a promessa. A Cuca ficou empolgadíssima ao ver o João da Luz ali em sua caverna. Foi só o tempo de olhar em volta e ver a bagunça que ele fez... Um grito ensurdecedor saiu da garganta da jacaroa e acordou o João. Depois de travar uma batalha daquelas, foi pego pelo pescoço. A sorte foi que, de novo, ele foi chocante! Assim que a Cuca horrorosa segurou o garoto tomou um choque e desmaiou.
Claro que João da Luz se mandou. Pedrinho foi à caverna da Cuca com o Saci procurar o amigo, mas não o encontrou. Depois o pererê assuntou a Iara pra ver se o menino estava por lá e descobriu que ela também está atrás dele, doida pra pegar o garoto. A Cléo despistou Narizinho e Emília e foi correndo procurar o João da Luz. Ela estava preocupadíssima com a saúde dele e foi nessa que ela descobriu a casa da árvore. Pedrinho acabou encontrando a Cléo no esconderijo do João mexendo nas coisas dele. O neto de Dona Benta disfarçou e disse que a casa da árvore era dele. A Cléo não acreditou muito, mas o Pedrinho garantiu que era verdade, pra quê... João da Luz chegou bem na hora querendo saber o que a ‘patricinha’ estava fazendo ali!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Conversa para boi dormir


Depois de levar um baita choque tentando desenroscar sua pipa do fio elétrico, João da Luz deu no pé. Isso porque a Cléo, preocupada com ele, foi buscar ajuda com o pessoal do arraial. O coronel Teodorico aproveitou para fazer campanha e disse que quando for eleito proibirá as crianças de soltarem pipa no arraial. João da Luz, cansado de correr, parou na beira do riacho para matar a sede. Quando colocou a mão dentro d’água, outro susto! Ele estava elétrico. Lógico que a Iara acordou furiosa e, de novo, descabelada. A Mãe D’água bem que tentou transformar o menino em pedra, mas ele deu um choque nela e fugiu para a caverna da Cuca, justo pra toca da jacaroa! A Marcela está longe do Sítio, mas não está morta e continua tramando para ficar com a fortuna da Cléo.
Usou seu talento de atriz e fez um teatrinho para o Dr. Saraiva, advogado do pai da Cléo, dizendo que precisava da herança para cuidar melhor da enteada, é mole? Ainda bem que o Dr. Saraiva é um homem de bem e garantiu a Marcela que ela nunca colocará as mãos na herança da Cléo! E por falar na Cléo, ela ficou tão preocupada com João da Luz que dormiu rezando. Ele viu tudo pela bola de cristal da Cuca e ficou maravilhado. O problema foi que ele pegou no sono ali mesmo e a Cuca voltou assim que amanheceu. Acho bom ele acordar antes que a cobra dê o bote, quer dizer, a jacaroa!

Cléo e as crianças inauguram a Rádio Picapau


Cléo não quer saber de gente abusada e dá um chega pra lá no Angico. Onde já se viu? Tentar beijar a menina sem antes trocar uma idéia. Oras... Narizinho quis saber se eles estavam namorando, mas Cléo disse que apesar de bonitinho, ele é muito folgado! E como diz a chata da Marcela ‘Ponto para as meninas!’ A Emília contou pra Dona Benta que lá no arraial estava tendo uma festa de noivado do coronel Fuxico, quer dizer, Teodorico com a Dona Joaninha. Ela ficou decepcionadíssima e tem certeza que ele só está fazendo isso por causa da campanha eleitoral. Tia Nastácia fez um bolo delicioso de mandioca que sumiu enquanto esfriava na janela. Ninguém sabe, mas foi o Pedrinho que pegou o bolo, juntou umas frutas e levou para João da Luz na casa da árvore.
Ele tratou de contar as novidades sobre a Cléo, só que o amigo não quis nem saber. Nem adiantou Pedrinho dizer que ela e o Angico não são namorados, ele não acreditou. Na mata, o Saci dá risada da Iara toda descabelada e estropiada. A sereia conta que tudo isso aconteceu por causa do menino ruivo que pretende transformar em estátua para enfeitar seu jardim de algas. Em seguida, o Saci encontra Pedrinho e João da Luz na mata e conta que a Cuca mais a Iara estão doidinhas atrás dele. Pedrinho, surpreso, diz que ele não é seguro ele ficar ali. Mesmo sendo tentado a ir para o Sítio, João prefere ficar onde está.
Emília, Pedrinho, Narizinho, Visconde e Cleó estão a todo vapor nos preparativos para a inauguração da rádio no arraial. João da Luz acompanha tudo de longe enquanto solta pipa. Quando ouve a voz de Cléo inaugurando a Rádio deixa a pipa escapar de sua mão. A pipa foi parar em cima de um telhado com a linha enrolada num fio elétrico. João da Luz tomou um tremendo choque tentando pegá-la! Neste momento, falta luz no arraial e a rádio sai do ar. O menino, coitado, ficou desacordado no meio da rua.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Cuca e Iara brigam por João da Luz!


O assistente da Cuca está preocupado porque se voltar para a caverna de mãos vazias, a jacaroa acaba com ele. João da Luz, desavisado, foi ao riacho pescar algo para matar sua fome e agora está na mira do Pesadelo... e se bobear, da Iara também! Tia Nastácia ficou surpresa ao escutar os gritos vindos da biblioteca e correu para avisar a Dona Benta. A Cléo e a Marcela estavam no maior pega pra capar. A Marcela querendo levar a Cléo embora de qualquer jeito e ela, por sua vez, querendo ficar no Sítio com a galerinha. Dona Benta vendo que a situação estava insustentável pediu a Marcela que deixasse a Cléo no Sítio por uns tempos. Depois de refletir um instante, Marcela maléfica concordou. Mas deixou claro ‘Só até ela completar 15 anos, nem um dia a mais!’. Alegria geral e uma pulga atrás da orelha de Dona Benta... Porque será que a Cléo só pode ficar até o dia do seu aniversário?


Pesadelo finalmente levou o menino João para a caverna da Cuca. Ela já estava quase colocando o garoto no caldeirão quando a Iara apareceu reivindicando a posse do bonitinho. De quebra, transformou Pesadelo em pedra. Enquanto as duas brigavam feito loucas, João da Luz se mandou dali e foi direto pro arraial. Lá as crianças estavam na maior festa porque o Visconde conseguiu colocar a rádio para funcionar. Para infelicidade de Zequinha, Angico levou a Cléo para tomar um sorvete. Estava todo animadinho, jogando seu charme em cima dela. Pena que João da Luz viu tudo e agora não quer mais saber dessa menina, a Cléo. Ahhh... O amor

Sítio do Picapau Amarelo era só aflição. O Visconde logo explicou que existe um soro contra picada de cobra. Em seguida, Dona Benta disse que o médico já estava a caminho. O Dr. Madeira deu a Cléo o tal soro antiofídico, receitou um pouco de descanso e concluiu dizendo que ela ficaria boa. Dona Benta quis saber o que a jovem radialista estava fazendo na mata tarde da noite e ela contou a verdade, com todas as letras ‘Eu estava fugindo da Marcela’. Cléo ainda contou que estava esgotada de tanto trabalhar e que a Marcela só estava interessada no dinheiro que ela ganhava. Dona Benta achou que a jovem exagerava um pouquinho, mas lhe abraçou com ternura. Pela manhã, Dona Benta conversou com Marcela que, pra variar, se fez de vítima e disse que Cléo nunca aceitou a morte dos pais. Dona Benta está acreditando nesta história e quer fazer o possível para reconciliar as duas.
Até mandou a Cléo ir conversar com ela na biblioteca. Marcela deixou a máscara cair e falou com bastante raiva ‘Pega suas coisas chispando, que nós estamos de saída.’ Quem não se agüentava de preocupação era o João da Luz. Fantasiado de cego, apareceu lá no Sítio para ver se estava tudo bem com a ‘patricinha’. Pedrinho reconheceu o amigo, mas não fez nenhum comentário. A Cléo também percebeu e ficou toda derretida com a visita dele.
Pelo visto o clima está esquentando! Pedrinho já sacou que o João da Luz está gamadão na Cléo. Pesadelo estaria pendurado em sua armadilha até agora se o Saci não o tirasse de lá. Isso, depois de umas boas gargalhadas, claro! João da Luz foi para a casa dele na árvore e ficou lá alguns minutos, com cara de bobo, pensando na Cléo. É... Este menino está mesmo apaixonado!

Cléo é picada por uma cascavel


A chata da Marcela descobriu onde estava a Cléo e apareceu lá no Sítio se fazendo de boazinha pra Dona Benta e as crianças. Mas Narizinho e Emília já sabem que ela não vale nada e prometeram ajudar a pequena radialista nesta batalha. Marcela chamou Cléo para voltar pra casa. A menina ficou desesperada e disse que nunca mais viverá sob o mesmo teto que ela. Dona Benta, percebendo a gravidade da situação, sugeriu que elas dormissem e conversassem no dia seguinte, com calma. Cléo, decidida, vai fugir. Emília tem, então, uma de suas idéias batatais! Mandou Tia Nastácia fazer um chá de erva cidreira bem forte, daqueles que a pessoa toma e dorme na hora. Já sabem o que pretende a bonequinha, né? Pois então, foi só chegar no quarto com o chá fresquinho e dizer que era da Cléo que a nojentinha da Marcela quis beber tudo. Não deu dois minutos e já estava dormindo profundamente. Por falar em dormir... Pesadelo está no maior sufoco porque a Cuca horrorosa acordou faminta e não tem nem uma migalha na caverna pra comer. Só não cozinhou seu assistente porque ele prometeu ir à mata caçar algum bicho. João da Luz quase cai nesta armadilha...


A sorte foi que ela não disparou na hora. Só funcionou quando o Pesadelo foi ver o que tinha acontecido e, furioso, pulou de raiva. Acabou no alto, de cabeça pra baixo! A Cléo foi picada por uma cascavel, gritou e depois desmaiou de tanta dor. João da Luz que estava por perto, caçando rãs, correu para socorrê-la. Aflito, leva a ‘patricinha’ para o Sítio. Ele bate na porta até alguém acordar e se manda dali. Dona Benta, Narizinho, Pedrinho, Emília... Todos preocupadíssimos ao saber que a Cléo foi picada por uma cascavel. O Visconde faz um de seus comentários científicos e a Emília tenta entender... ‘Quer dizer que a Cléo... Ela vai morrer?’

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Um rádio no Arraial


criançada do Sítio conseguiu o que queria. O coronel Teodorico emprestou o equipamento da velha rádio do arraial para que eles pudessem colocar o programa da Cléo no ar! Só tem um probleminha, o equipamento ficou guardado tanto tempo que não funcionava. Nada que uma ordem da marquesa de rabicó não pudesse resolver... Ela tratou de mandar o Visconde consertar tudo muito bem ‘consertadíssimo’! Enquanto isso, a jararaca da Marcela ligou para o Sítio e conseguiu arrancar da Tia Nastácia a confirmação de que a Cléo estava mesmo por lá... E mais: ainda anotou o endereço do lugar!



A Cuca horrorosa, perversa e má acordou furiosa porque Pesadelo comeu tudo o que tinha na caverna. A barriga dela não parava de roncar. Enquanto Pesadelo agüentava o mau humor da bruxa, as crianças comemoravam a notícia dada pelo Visconde: ‘Apesar do estado lastimável do equipamento, minha ciência conseguirá recuperá-lo! Prometo deixá-lo como novo!’. Emília, Narizinho, Pedrinho e Cléo foram correndo contar tudo para a Dona Benta, eufóricos. Mas a alegria durou só o tempo do Tio Barnabé entrar na cozinha e anunciar a chegada de uma moça procurando pela menina Cléo... Marcela chegou ao Sítio com ar de ternura dizendo que estava preocupadíssima com a enteada. É mole?


O noivado de Dona Joaninha!


Depois de esbarrar em Cléo novamente, João da Luz tenta devolver sua medalhinha, mas a menina acusou o coitado de tê-la roubado e causou a maior confusão! Enquanto isso, a maléfica Marcela não desiste de procurar uma pista. De volta ao Sítio, Cléo se desculpa com a Dona Benta por ter saído sem avisar. Já a Iara está doidinha para saber quem é o garoto que apareceu na beira do riacho. Foi até a caverna da Cuca, que tirava uma sonequinha, e pediu ajuda ao Pesadelo.


Dona Benta, ao ver que Tio Barnabé e Zé Carijó estão usando uma única bota em troca de voto, fica tiririca da vida com o compadre Teodorico e resolve ir até o arraial ter uma prosa com ele. Aliás, o homem está fazendo de tudo para ganhar a eleição, pediu até a mão de Dona Joaninha em casamento, só pra ter uma primeira dama durante a campanha! Narizinho deixou Cléo emocionada quando mostrou que tinha guardado todas as suas cartinhas. Da cidade grande, a menina disse que só sentia falta da rádio, e então a Emília teve uma idéia batatal: pediu ao Visconde para montar uma rádio pra eles no arraial, lógico! Tudo estava indo muito bem... Só que a Marcela descobriu o telefone do Sítio!

Marcela descobre as cartas de Narizinho


Cléo está disposta a recuperar a única lembrança que carrega de seus pais, a medalha com a foto dos dois. De tão aflita, nem esperou pela companhia de Dona Benta, Narizinho e Emília. Pediu uma bicicleta emprestada ao Zé Carijó e se mandou pro arraial. Enquanto isso na mata, Pedrinho e Saci tentam entender o que aconteceu com o João da Luz. De onde veio? Qual a sua história? Ele não abriu a boca até que Pedrinho deu um ultimato: ‘Olha, se a gente vai ser amigo, você vai ter que contar de uma vez a tua história.’ João da Luz então reconheceu que estava fugindo da instituição em que vivia. Ele foi parar lá porque roubou um pão para matar sua fome. Contou ainda que seus pais nunca apareceram para buscá-lo, deixando Pedrinho com muita pena. Quem anda cabisbaixo é o Zequinha. Ele ficou ‘balançadão’ pela Cléo, mas Angico saiu na frente e já foi investindo seu charme na moça.


Coronel Teodorico até tentou animar um pouco o rapaz, mas não adiantou muita coisa. Por falar na Cléo, Dona Benta mandou Tio Barnabé trazer a menina de volta para o Sítio. E o Pedrinho teve que escutar uma bronca da Emília porque foi atrás do Saci e nem convidou ela, a Narizinho e a Cléo. Aliás, o menino levou um baita susto quando soube que ela tinha ido dar queixa do menino ruivo que roubou sua correntinha. Saci volta à casa do João da Luz, para avisá-lo que a Iara está doidinha atrás dele. Mas, quem está correndo perigo é a Cléo. Marcela, a madrasta, encontrou as cartas que ela recebia de Narizinho e está desconfiada de que foi pra lá que ela fugiu. Será que esta peste vai encontrar a Cléo?

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Cléo Perde sua medalhinha


Finalmente Cléo conheceu Narizinho, Emília e Pedrinho. A neta de Dona Benta logo perguntou se estava tudo bem, já que foi anunciado o fim do programa na rádio. Ela disfarçou e tentou desconversar, mas não enganou a Emília. Pedrinho e Narizinho seguiram para o arraial empenhados em apresentar Cléo ao maravilhoso mundo do Sítio. Dona Benta ficou encantada com a menina. Preocupada, indagou como ela viajou sem estar acompanhada por um adulto. Cléo teve que mentir e disse que Marcela, sua madrasta, tinha feito uma autorização para ela. Mentira tem perna curta, todo mundo sabe.


Ainda mais quando está às vistas dos pequeninos olhos de retrós da Emília. Não demorou para Cléo confessar a fuga e expor sua angústia para as amigas. Viver sob a tutela da malvada Marcela, trabalhando sem parar e ter que aturar sua ‘cara de coruja seca’, definitivamente não dá. Enquanto isso, Pedrinho foi atrás do menino que encontrou na festa do arraial, e o encontrou segurando uma garrafa com o Saci dentro... Coitado! João da Luz reconheceu Pedrinho e resolveu atender ao seu pedido. Destampou a garrafa e libertou o rei das traquinagens. Ficaram amigos. Tudo ia muito bem até Cléo perceber que sua correntinha, com a foto dos seus pais, não estava mais com ela. Então ela lembrou do esbarrão que deu no menino dos doces e está certa que vai encontrar sua medalhinha com ele!

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Tem gente nova no pedaço!


Dona Benta e Tia Nastácia estão fazendo os quitutes para a festa no arraial. Enquanto isso, as crianças correm atrás do Rabicó porque o danado comeu a válvula do rádio, pensando que era um caramelo. Agora, Emília, Pedrinho e Narizinho querem que ele ‘desengula’ a peça para o Visconde consertar o aparelho. Deu um trabalhão, mas o sabugo ligou o rádio bem na hora em que estava começando o programa da Cléo! A radialista troca cartas com Narizinho há bastante tempo. Uma coisa preocupou a menina do nariz arrebitado: A Cléo não falou nem dois minutos e um silêncio sepulcral invadiu as ondas do rádio. ‘Alguma coisa ruim aconteceu’, afirmou. Ela tinha razão. A pobrezinha não agüentava mais de tanto trabalhar para sua madrasta e resolveu fugir. Cléo então conseguiu um disfarce e foi para Sítio do Picapau Amarelo!


No Sítio, todos partiram para o arraial. O coronel Teodorico preparou uma grande festa para inaugurar a escola Coronel Teodorico de Menezes, e aproveitou a ocasião para lançar sua candidatura a prefeito da cidade! Em meio a toda esta confusão, Pedrinho conheceu um menino cheio de fome. Muito gentil, o menino lhe ofereceu alguns quitutes da festa. Quando Elias viu o garoto guardando comida berrou ‘Pega ladrão!’, e o menino sumiu dali feito um foguete. No caminho, ele esbarrou com a delicada Cléo, que fugiu assustada, sem perceber que sua correntinha tinha caído. O misterioso menino ainda tentou avisá-la, mas era tarde demais. Logo em seguida, chegaram Pedrinho, Narizinho e a Emília, que danada como ela só, logo reconheceu a visitante. Alegria, alegria!