quarta-feira, 15 de julho de 2009

Sítio ganha premio Mídia Q 2005


Sítio do Picapau Amarelo foi o grande vencedor do Prêmio MídiaQ . O prêmio tem o objetivo de reconhecer e valorizar os programas que fazem a TV brasileira melhorar a qualidade de sua programação para crianças e jovens. Concorrendo com mais 13 indicados, o Sítio foi considerado o melhor porque, além da sua importância histórica na teledramaturgia infanto-juvenil nacional, aborda temas da nossa cultura e valoriza a obra de um autor brasileiro, Monteiro Lobato. Júlio Fischer, um dos autores do programa, comenta o prêmio e fala da importância da obra de Monteiro Lobato para o público infantil:


Qual a importância de receber o Prêmio MídiaQ?


O reconhecimento representado pelo prêmio é da maior importância, em primeiro lugar, por ser oferecido pela MIDIATIVA, uma ONG que se constitui num centro de referência brasileiro sobre mídia de qualidade para o público infanto-juvenil. Um detalhe importante: a escolha dos premiados se dá com base numa pesquisa realizada com pais de crianças e jovens de 4 a 17 anos, nas classes A, B e C, sobre a qualidade da programação da TV no Brasil. Uma pesquisa cuja finalidade é revelar quais programas atendem às expectativas de qualidade e transmissão de valores e, ao mesmo tempo, são os preferidos das crianças e adolescentes. O fato do Sítio, em sua temporada 2005, ter sido apontado como a atração que atende a esses dois requisitos é altamente gratificante, pois confirma a aceitação do ‘formato novela’ implantado este ano, uma renovação que se fazia necessária e que nasceu da visão de nosso diretor geral, Mário Lúcio Vaz, a quem, aliás, toda a equipe dedica esse prêmio.


Qual o papel da TV na formação das crianças?


A cada dia que passa, a criança passa mais e mais horas diante da televisão, inclusive nos horários que exibem programação adulta. Esse fato, em si, já determina que a televisão funcione como formadora de imaginário, valores, idéias e opiniões para crianças e jovens. Queiramos ou não, estamos influindo direta e poderosamente na sensibilidade e na mente de nosso público. E essa influência tanto pode ser positiva como negativa, daí a imensa responsablidade de tudo o que criamos e colocamos no ar. No caso da programação infantil da TV Globo, e do "Sítio" em particular, há um cuidado extremo, em todas as instâncias, desde a criação do texto até o acabamento do programa, para que o espectador receba um entretenimento de qualidade, conteúdo e que contribua positivamente para sua personalidade em formação.


O que, entretanto, não pode eximir os pais, professores e responsáveis de seu papel de formadores primeiros. Como funciona a obra de Monteiro Lobato neste universo?


Como toda obra clássica, Lobato será sempre atual e pertinente. O importante é conseguir levá-lo para a criança do século XXI, encontrar uma linguagem através da qual esse universo mágico, criado na primeira metade do século passado, sensibilize e mobilize o público de hoje. Um público que é muito diferente, por exemplo, daquele de três décadas atrás,quando a emissora produziu a sua primeira versão do Sítio. A criança de hoje é muito afeita à linguagem da telenovela, acompanha as novelas da Globo e se sente muito atraída por essa forma narrativa. Daí o sucesso do novo formato do Sítio, que conseguiu se modernizar, ampliar seu leque de personagens e núcleos, tal qual uma novela tradicional, mantendo, ao mesmo tempo, o encanto dos personagens nascidos do gênio criativo de Monteiro Lobato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário