Mais uma cena da abertura.
sexta-feira, 31 de julho de 2009
quinta-feira, 30 de julho de 2009
quarta-feira, 29 de julho de 2009
terça-feira, 28 de julho de 2009
Curiosidades
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Curiosidades
Apesar de em 2005 o Sítio ter melhorado visualmente, em alguns aspectos como: figurinos, caracterizações e bonecos, alguns fãs mais puristas podem desaprovar esta temporada, por causa de alguns capítulos voltarem mais a atenção para personagens menores, ou que aparecem pouco nos livros de Lobato, deixando algumas vezes o núcleo do "Sítio" em segundo plano. Contudo, mesmo com estes problemas em certos capítulos, a temporada de 2005, tem como alguns méritos ter aperfeiçoado a fantasia da Cuca deixando-a mais assustadora, e também os figurinos dos seres folclóricos do Capoeirão (Curupira, Iara, e Lobisomem) que ficaram mais elaborados, e detalhados naquele ano; e ainda por ter músicas mais lúdicas na trilha sonora, tais como o novo tema da Dona Benta cantado por Elder Costa, a canção "Emília, faz o que ninguém mais faria" de Pato Fu, e a música "Sem Medo de Assombração" de Ney Matogroso responsável por ter dado um clima mais assustador ao Capoeirão dos Tucanos em 2005.
domingo, 26 de julho de 2009
Curiosidades
. A história do ano de 2005 era também meio alternativa em relação às outras temporadas de 2004, 2003 e 2002, como se acontecesse um pouco antes de certas histórias. Isso pode ser notado pelo fato da "Miss Sardine" ainda estar viva (pois a personagem havia morrido frita anteriormente, quando pulou na frigideira da Tia Nastácia), ou pela personalidade da Dona Benta estar igual como era no começo do livro "Reinações de Narizinho" (onde ela, apesar de ver Emília e Visconde ganharem vida e falarem, ainda não acredita muito nas histórias fantásticas que seus netos contam, e julga serem apenas "invenções" ou "brincadeiras fantasiosas"). A história ainda contava com quase 40 atores no elenco fixo, entre eles Chico Anysio, intérprete do advogado Osvaldo Saraiva que participou como personagem fixo de 2005.
sábado, 25 de julho de 2009
Curiosidades
O Sítio em 2005 ganhou ainda uma nova trilha sonora com novas músicas, com a intenção de agradar tanto crianças, quanto jovens e adultos, algumas eram mais "lúdicas", como: "Sem Medo de Assombração", "Iara Mãe D'água" e "Dona Benta"; e outras para um público mais adolescente, como a música "Nós Dois" da banda Jukabala, tema do casal Cléo e João da Luz, a banda chegou a fazer uma participação na história, em um capítulo onde eles fazem uma apresentação musical no Arraial dos Tucanos. Nesta temporada o Sítio chegou a ganhar o "Prêmio MídiaQ 2005", na categoria de quatro a sete anos, com base numa pesquisa feita com pais de crianças e jovens de quatro a dezessete anos, nas classes A, B e C, sobre a qualidade da programação da TV no Brasil.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Curiosidades
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Curiosidades
O programa também mudou o seu formato e passou a ser uma novela infantil, com 180 capítulos e uma única história, que durava o ano inteiro. A proposta do Sítio naquele ano, era criar uma história para a televisão, que mostrasse personagens e elementos da obra de Lobato, junto com temas do dia a dia, importantes para crianças, jovens e adultos; como a importância da escola, a valorização do folclore nacional, que é mostrada, quando a professora Antonica, mãe do Pedrinho, faz uma festa sobre o Dia do Saci na escola do Arraial dos Tucanos, no mesmo ano em que esse dia foi instituído no Brasil; e também sobre a alfabetização de pessoas adultas e idosas, quando Zé Carijó decide ir para escola aprender a ler e escrever.
terça-feira, 21 de julho de 2009
João da Luz
Já o João da Luz é um garoto mencionado no livro "Histórias do Mundo para Crianças", mas com o nome de "Zé da Luz" (Nota: O nome pode ter sido trocado para "João" na TV, para evitar confusão com o personagem "Zé Carijó", que também era chamado de "Zé" pelas crianças), no livro, ele era descrito como um menino "brigão"; e realmente, em 2005 quando ele conheceu Pedrinho, eles tiveram um pequeno atrito, mas logo se tornaram amigos. Na história de 2005, a menina Cléo e João da Luz, teriam mais tarde um romance durante a trama, para atrair também um público jovem. A história também ganharia clima de suspense, quando o João da Luz é enfeitiçado pela Cuca, com a maldição do lobisomem, e passaria a se transformar em todas as noites de lua cheia.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Curiosidades
A trama daquele ano, também mostrava os moradores do Sítio, conhecendo dois jovens chamados "Cléo" e "João da Luz", que aparecem pelo "Arraial dos Tucanos", e vão se tornando amigos da turma do Picapau Amarelo, e vivendo aventuras juntos. Poucos sabem disso, mas, estes dois personagens também foram criados originalmente por Monteiro Lobato, eles apareceram em dois livros diferentes, e foram "pinçados" das histórias de Lobato, para participarem na trama de 2005. A personagem Cléo, é uma garota que aparece em Caçadas de Pedrinho, ela é descrita no livro como uma radialista da cidade, uma menina "desembaraçada", que costuma trocar cartas com a Narizinho, que acompanha o seu programa pelo rádio junto com todo o pessoal do Sítio. Em suas cartas Cléo gostava de sugerir a Narizinho, novas aventuras para a turma do Sítio. No livro de Lobato, o nome da Cléo é escrito com a letra U no final, "Cléu", ela participa da história em que a turma do Sítio encontra o rinoceronte Quindim; porém essa história já havia sido gravada em 2001, sem a presença dela, e a personagem foi reaproveitada na temporada de 2005.
domingo, 19 de julho de 2009
A mais bela do Capoeirão
No ano de 2005 foi marcada a presença de Miss Sardine. A Sereia Iara, interpretada por Lílian Cordeiro, que até então "mandava no pedaço" acaba ganhando uma rival : A bela Miss Sardine do Reino das Águas Claras, interpretada por Hilka Maria. A sardinha que é a mais importante da corte do Reino é uma amiga de muitos anos de Iara, e que vem para fazer uma demorada visitinha. A peixinha acaba abusando da hospitalidade da Iara durante o tempo que permanece ali e acaba comprando uma briga feia com Iara. Além de construir sua propria casa, uma lata gigante de sardinhas, na beira do riacho, ela ainda desafia a sereia num concurso de beleza que declara a criatura mais bela do capoeirão.Jogo de interesses... Inveja... Vaidade... O concurso de beleza inventado pela Patty Pop traz à tona todos estes sentimentos e mais alguns. Desde que foi anunciado o tal concurso, a Iara e a Miss Sardine não pensam em outra coisa! ‘As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental’, dizia o poeta. E, de fato, isto é o que interessa para as vaidosas candidatas. Emília . de volta ao Sítio, lembrou: ‘O concurso de beleza da Pata Choca! Como eu pude esquecer? Não perco isso por nada!’. O Saci, maroto, tratou de levá-la em seu rodamoinho. Emília já chega querendo tomar conta do pedaço e se coloca à frente dos jurados para dar início ao concurso. Patty Pop fica brava e diz que ela é que vai apresentar as candidatas ‘Não adianta. Hoje você não me irrita. Porque a estrela sou eu e você vai ter que engolir.’ Emília se conformou com o posto de jurada. Tentou armar um resultado favorecendo a Iara porque a Miss Sardine era protegida da Pata Choca, mas nenhum jurado quis faltar com a honestidade. Na soma das notas, a Iara ganhava por 90 a 82. Satisfação da Emília e desespero da Patty Pop, que queria conhecer o Príncipe Escamado lá no Reino da Águas Claras. Mas Rabicó ainda não tinha dado sua nota para Miss Sardine e, ao levantar a plaquinha com a nota 9 tirou o troféu da sereia e entregou para a sardinha! Emília ficou injuriada e Patty Pop feliz da vida! Enquanto isso a Iara tinha que aturar as piadinhas da Miss Sardine. Jogo de interesses... Inveja... Tudo é vaidade. Vaidade das vaidades. Depois dessa, a situação entre as rivais só piora. As suas se apaixonam pelo mesmo homem : Doutor Madeira.
O médico que não é bobo nem nada namora em segredo com as duas, sem se quer uma ficar sabendo da outra e nem desconfiarem do galinha do Doutor. Depois de descobrirem que Madeira namorava com as duas, elas se revoltram, mas já estão tão apaixonadas pelo Doutor que resolvem dar uma segunda chance. Mal sabe Iara, que Madeira anda com Miss Sardine e mal sabe Miss Sardine que Madeira anda com Iara. As divertidas situações levam a dois casamentos : É como diz o ditado: ‘Quem tudo quer, tudo perde’.
O Dr. Madeira se apaixonou por duas beldades, a Iara e a Miss Sardine. Não haveria problema se ele escolhesse apenas uma para cortejar, mas não; quis namorar as duas, e ao mesmo tempo! Isso já deu uma tremenda confusão, o pior foi aceitar se casar com as duas para conseguir o perdão pela traição cometida. Sem saber que o coração do Dr. Madeira comportava dois grandes amores, as noivas prepararam festa, organizaram a cerimônia e entregaram os convites. Miss Sardine e Iara até se esbarraram no dia em que foram entregar os convites no Sítio do Picapau Amarelo. Como nos convites não constava o nome do noivo, ninguém desconfiou, muito menos as moradoras do riacho. Toda a turminha do Sítio se arruma para o casório. Patty Pop coloca sua melhor peruca para ficar ao lado de Miss Sardine no altar, já que é sua madrinha. Emília, morrendo de ciúmes, escolhe um dos peixes convidados e se oferece para ser madrinha do noivo. É quando descobre que Miss Sardine se casará com Madeira.
Ao perceber que foi visto pela boneca, o doutor tenta fugir, mas se depara com a noiva maravilhosamente vestida e, embevecido, retorna ao altar. Enquanto os dois oficializam a união, Iara, que não foi à cerimônia, sonha com a sua troca de alianças que será realizada no dia seguinte. É nesse segundo casamento que a Emília percebe que o noivo é o mesmo do dia anterior. Quando a boneca vai impedir que a amiga seja enganada, Miss Sardine surge na toca de Iara. Que confusão!
sábado, 18 de julho de 2009
sexta-feira, 17 de julho de 2009
A FESTA DA CAROCHINHA
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Coletiva
Na foto o elenco do sítio de 2005 na coletiva onde ficou aberta para os fotógrafos e entrevistadores a cidade cenográfica do Arraial dos Tucanos ficou restrita para para entrevistas , depois das entrevistas o elenco foi para a prefeitura do arraial onde a diretora Cininha de Paula exibiu um clip das cenas gravadas .
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Sítio ganha premio Mídia Q 2005
Sítio do Picapau Amarelo foi o grande vencedor do Prêmio MídiaQ . O prêmio tem o objetivo de reconhecer e valorizar os programas que fazem a TV brasileira melhorar a qualidade de sua programação para crianças e jovens. Concorrendo com mais 13 indicados, o Sítio foi considerado o melhor porque, além da sua importância histórica na teledramaturgia infanto-juvenil nacional, aborda temas da nossa cultura e valoriza a obra de um autor brasileiro, Monteiro Lobato. Júlio Fischer, um dos autores do programa, comenta o prêmio e fala da importância da obra de Monteiro Lobato para o público infantil:
Qual a importância de receber o Prêmio MídiaQ?
O reconhecimento representado pelo prêmio é da maior importância, em primeiro lugar, por ser oferecido pela MIDIATIVA, uma ONG que se constitui num centro de referência brasileiro sobre mídia de qualidade para o público infanto-juvenil. Um detalhe importante: a escolha dos premiados se dá com base numa pesquisa realizada com pais de crianças e jovens de 4 a 17 anos, nas classes A, B e C, sobre a qualidade da programação da TV no Brasil. Uma pesquisa cuja finalidade é revelar quais programas atendem às expectativas de qualidade e transmissão de valores e, ao mesmo tempo, são os preferidos das crianças e adolescentes. O fato do Sítio, em sua temporada 2005, ter sido apontado como a atração que atende a esses dois requisitos é altamente gratificante, pois confirma a aceitação do ‘formato novela’ implantado este ano, uma renovação que se fazia necessária e que nasceu da visão de nosso diretor geral, Mário Lúcio Vaz, a quem, aliás, toda a equipe dedica esse prêmio.
Qual o papel da TV na formação das crianças?
A cada dia que passa, a criança passa mais e mais horas diante da televisão, inclusive nos horários que exibem programação adulta. Esse fato, em si, já determina que a televisão funcione como formadora de imaginário, valores, idéias e opiniões para crianças e jovens. Queiramos ou não, estamos influindo direta e poderosamente na sensibilidade e na mente de nosso público. E essa influência tanto pode ser positiva como negativa, daí a imensa responsablidade de tudo o que criamos e colocamos no ar. No caso da programação infantil da TV Globo, e do "Sítio" em particular, há um cuidado extremo, em todas as instâncias, desde a criação do texto até o acabamento do programa, para que o espectador receba um entretenimento de qualidade, conteúdo e que contribua positivamente para sua personalidade em formação.
O que, entretanto, não pode eximir os pais, professores e responsáveis de seu papel de formadores primeiros. Como funciona a obra de Monteiro Lobato neste universo?
Como toda obra clássica, Lobato será sempre atual e pertinente. O importante é conseguir levá-lo para a criança do século XXI, encontrar uma linguagem através da qual esse universo mágico, criado na primeira metade do século passado, sensibilize e mobilize o público de hoje. Um público que é muito diferente, por exemplo, daquele de três décadas atrás,quando a emissora produziu a sua primeira versão do Sítio. A criança de hoje é muito afeita à linguagem da telenovela, acompanha as novelas da Globo e se sente muito atraída por essa forma narrativa. Daí o sucesso do novo formato do Sítio, que conseguiu se modernizar, ampliar seu leque de personagens e núcleos, tal qual uma novela tradicional, mantendo, ao mesmo tempo, o encanto dos personagens nascidos do gênio criativo de Monteiro Lobato.
terça-feira, 14 de julho de 2009
Tambelina
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Angico
domingo, 12 de julho de 2009
sábado, 11 de julho de 2009
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Diego Ramiro será super-herói disfarçado no Sítio do Picapau Amarelo
Um novo hóspede chega à pensão de Dona Joaninha (Luppe Gigliotti) no Arraial de Tucanos, nos próximos capítulos do Sítio do Picapau Amarelo. É o jornalista César Brito, que será interpretado por Diego Ramiro. Ele vem da cidade para coletar informações para o livro que está escrevendo sobre o folclore brasileiro.
Apesar de ter um ar meio atrapalhado, César esconde uma identidade secreta. Ele é o Máscara Verde, um super-herói disposto a se arriscar nas mais incríveis situações para salvar qualquer um que esteja em perigo.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Sítio terá festa de Halloween
A novelinha infantil Sítio do Picapau Amarelo, da TV Globo, terá uma festa de Halloween à brasileira no capítulo do dia 8 de novembro.
No episódio, Antonica (Yachmin Gazal) decide organizar uma festa em homenagem ao Saci (Izak Dahora), aproveitando a comemoração do Halloween no colégio. O plano dela é adaptar essa celebração à cultura brasileira. Dona Benta (Suely Franco) e as crianças acham a idéia genial.Narizinho (Caroline Molinari), Pedrinho (João Vitor da Silva), Emília (Isabelle Drummond) e Patty Pop (Thavyne Ferrari) vão correndo contar a novidade para o Saci, que dá uma notícia alarmante. Ele diz não ter o que comemorar, já que a espécie está em extinção.
Os saci-pererês nascem nos gomos de bambu e os estalos dessas plantas significam o nascimento de mais um integrante da espécie. No entanto, os bambuzais estão sendo devastados para a construção de prédios, impedindo a reprodução da espécie.
Emília, então, encarrega Visconde (Aramis Trindade) de construir uma máquina que faça sacis e o sabugo de milho não decepciona as crianças: ele produz uma chocadeira em que brotam diversos sacizinhos do bambuzal.
Notícia:2005
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Cléo e Emília
terça-feira, 7 de julho de 2009
Pais do Pedrinho se divorciam
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Henrique Ramiro
domingo, 5 de julho de 2009
sábado, 4 de julho de 2009
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Depoimento Hylka Maria
Integrei o elenco do "Sítio..." na temporada do ano 2005. E foi uma das melhoresexperiências profissionais e de vida.
Só quem passa por esta produção é que pode entender o clima de família que é o cotidiano de todos os profissionais que trabalham no "Sítio..". Desde os faxineiros até os diretores.Isso tudo foi ainda mais forte para mim, pois já haviam alguns amigos meus pessoais que já faziam parte do elenco.O mais impressionante foi aprender e ver de perto que profissionalismo, talentoe respeito não tem nada haver com idade. As crianças (Isabelle, João Victor,Carol e Thávyne)
Surpreendiam à todos, todo santo dia com seus textos sempre naponta da língua, bom-humor, sorriso na boca e um brilho no olhar, de quem estavaali se divertindo MUITO. Foi um ano de uma deliciosa convivência.Interpretar "Miss Sardine" além de um prazer, foi um desafio na minha carreira. Afinal, não é lá muito fácil falar de assuntos lúdicos e surreais, para umpúblico infantil de uma forma naturalista para a TV. É um exercício e tanto paraqualquer ator.Foi um trabalho extremamente especial para mim.
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Lu Grimaldi
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Henrique Ramiro
Assinar:
Postagens (Atom)